1 a 5 de Março de 2010 no Teatro Lethes (iniciativa TMF - Carta Branca a Anabela Moutinho)

Dia 1 21h30 Wendy & Lucy Kelly Reichardt, EUA, 2008, 80' escolha de Ricardo Vieira Lisboa

Dia 2 21h30 Luz Silenciosa Carlos Reygadas, México, 2007, 136' escolha de Carlos Natálio

Dia 3 21h30 Tetro Francis Ford Coppola, EUA, 2009, 127' escolha de Chico

Dia 4 21h30 Vem e Vê Elem Klimov, URSS, 1985, 145' escolha de Victor Afonso

Dia 5 14h30 História(s) do Cinema Jean-Luc Godard, França, 1998, 268' escolha de Cristina Marti

Dia 5 21h30 Mesa-Redonda com os 5 bloggers

quarta-feira, março 2

o blogger escreve sobre o filme que escolheu: TETRO

TEATRO LETHES, 5ªF, DIA 3 DE MARÇO, 21H30, 3€

Logo no início desta obra hipnotizante de Francis F. Coppola, um jovem no seu caminho para se encontrar com o excêntrico irmão mais velho, caminha por uma rua obscura, passando por um muro pintado com graffitis. O cenário é Buenos Aires, não Tulsa, e o resultado é grandioso.

É impossível não fugir à evocação de Rumble Fish, o outro filme de Coppola filmado a preto-e-branco desde que se tornou famoso, e um dos mais experimentais e ousados que ele dirigiu no âmbito do sistema dos estúdios de Hollywood - não pode ser uma coincidência. Tetro é, de certo modo, um primo temático e espiritual de Rumble Fish, e outro conto de um jovem que idolatra o irmão mais velho e anseia pelo seu contacto mais do que devia.

Tetro, baseia-se no primeiro argumento original de Coppola desde 1974, em "The Conversation", e é um trabalho ainda mais teatral e sonhador. Bennie, de 18 anos de idade (o extremamente talentoso Alden Ehrenreich), um empregado de mesa de um cruzeiro , chega à Argentina para procurar o seu irmão Angelo (Vincent Gallo), que fugiu de casa para escapar ao tratamento rigido do pai controlador (Klaus Maria Brandauer), e nunca mais voltou.

Angelo, que agora se auto-intitula Tetro (uma versão abreviada do sobrenome da família), não fica totalmente satisfeito ao ver o irmão mais novo . Vivendo no exílio com a sua paciente namorada (a maravilhosa Maribel Verdu), Tetro não quer ter nada a ver com a sua antiga personalidade. Um escritor fracassado com uma peça inacabada, e alguns segredos escondidos, preferindo agora manter o seu passado enterrado.

Youth Without Youth, o filme anterior de Coppola, tinha marcado o fim do seu retiro auto-imposto, e Tetro é quase uma nova vida para um dos maiores realizadores de todos os tempos, que neste negócio do cinema, já viu o Céu e o Inferno.

Chico

Chico, 36 anos, é natural e reside em Sobral de Monte Agraço. Técnico de Compras numa empresa de aviação. O seu blog My One Thousand Movies tem dois anos e meio e já disponibilizou mais de 2700 filmes. Teve vários blogs desde 2002, mas este é o que único que tem durado, em parte por causa do feedback. Tem neste momento outro, sobre um jogo de futebol online (sunday-league.blogspot.com).


FICHA TÉCNICA
Título original: Tetro
Título português: Tetro
Realização: Francis Ford Coppola
Argumento: Francis Ford Coppola
Direcção de Fotografia: Mihai Malaimare, Jr.
Montagem: Walter Murch
Música: Osvaldo Golijov
Interpretação: Vincent Gallo, Alden Ehrenreich, Maribel Verdú, Klaus Maria Brandauer, Carmen Maura, Rodrigo De La Serna, Leticia Bredice, Mike Amigorena, Sofía Castiglione, Érica Rivas
Origem: EUA/Itália/Espanha/Argentina
Ano de Estreia: 2009
Duração: 127’

Sem comentários: